A cidade de Balneário Camboriú fica no litoral norte de Santa Catarina. Estando a 84 km de Florianópolis, 220 km de Curitiba, 617 km de São Paulo e 1070 km do Rio de Janeiro.
Os primeiros habitantes da cidade
A história de Balneário Camboriú começa pelos seus primeiros habitantes, os índios Tupi-guaranis. A colonização começou em 1826 com a chegada do açoriano Baltasar Pinto Corrêa e anos depois com a chegada dos alemães, em busca de solo fértil, formou-se a aldeia “Arraial do Bom Sucesso”, que em 1849 passou a ser distrito, onde atualmente é Bairro da Barra.
Os escravos construíram a primeira igreja, a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso com óleo de baleia e argamassa. Em 1884 o lugarejo foi desmembrado do Vale do Itajaí e originou-se o município de Camboriú.
A economia cafeeira de Balneário Camboriú
A forte economia cafeeira encontrou em Camboriú o lugar ideal. Por muito tempo, o município foi o principal produtor de café do Estado. A exploração de jazidas de mármore, granito e calcário também se destacaram na atividade econômica.
A partir de 1926, famílias provenientes do Vale do Itajaí, principalmente de Blumenau, descobrem um verdadeiro paraíso de férias e constroem as primeiras casas e o primeiro hotel.
Turismo em Balneário Camboriú
A atividade turística impulsionou-se, colocando a cidade como grande centro turístico brasileiro.
Em 1964 Balneário Camboriú torna-se município, desmembrando-se de Camboriú. Inicialmente a cidade foi administrada por dois prefeitos provisórios nomeados pelo Governador Celso Ramos: Evaldo Schaefer e Aldo Novaes, que exerceram a função até transmitir o cargo ao primeiro prefeito eleito, Higino João Pio e m 15 de Novembro de 1965.
Com 50 Km² de extensão, possui as mais belas praias do Brasil e uma infra-estrutura completa para o turismo e lazer de Janeiro a Dezembro. Pela Avenida Atlântica pode-se fazer caminhada por toda orla de Balneário Camboriú. Na Barra Sul, temos o Molhe, o painel “I Love BC”, o Barco Pirata e o Parque Unipraias, onde a principal atração é o teleférico, conhecido como Bondinho, que leva turistas até a Praia de Laranjeiras, passando pela Estação Mata Atlântica no topo do Morro da Aguada. Na Barra Norte encontra-se o Morro do Careca, onde pode-se avistar toda a cidade e para quem gosta de adrenalina, há a possibilidade de voar de parapente. Um deck de madeira separa o mar do pé do morro, e leva a duas praias virgens, a Praia do Buraco e a Praia do Canto.
A Rodovia Interpraias, com 14 Km de extensão, leva os turistas a mais 6 praias de Balneário Camboriú, a Praia de Laranjeiras, Praia do Pinho, Taquaras, Taquarinhas, Estaleiro e Estaleirinho acompanhados de uma vista fantástica.
Razões não faltam para Balneário Camboriú ser considerada uma das cidades mais charmosas e cobiçadas do país: alto índice de qualidade de vida, belezas naturais, praias paradisíacas e inúmeros atrativos turísticos, além de intensa vida noturna, ampla gama de serviços durante todo o ano, segurança, completo centro gastronômico, ótima qualidade no sistema de saúde, educação pública e particular exemplares, e todo apoio necessário para viver momentos inesquecíveis.
Balneário Camboriú: Fácil de se apaixonar e impossível de esquecer!